Conheça o plano de ação e sua importância no clima organizacional

2021-04-06T11:28:38-03:005 April, 2021|Estratégia Corporativa|

A pesquisa de clima é uma importante ferramenta na gestão organizacional. Mas após sua aplicação é preciso saber como e onde intervir. Para isso conheça o plano de ação e sua importância.

O desempenho organizacional está diretamente ligado à gestão de pessoas. Entender as motivações, conhecimentos, habilidades e capacidade de inovação de seus colaboradores é a fórmula para se obter sucesso nos negócios.

Dessa forma, uma empresa que busca fortalecer sua marca no mercado e satisfazer seu cliente, precisa se voltar para o clima de satisfação interno. Entender de que forma suas ações e processos de gestão podem garantir a melhor experiência para seus colaboradores.

É essa a essência da Pesquisa de Clima Organizacional. Direcionar o foco para o cliente interno, buscando entender suas expectativas e disseminando o compartilhamento de informações de forma eficiente e horizontal.

O que esperar da Pesquisa de Clima?

A organizacional propicia um ambiente de crescimento profissional.  Possibilitando que seus colaboradores tenham acesso à um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades.

Nesse contexto a sinergia entre as equipes é favorecida por um ambiente que promove a participação das pessoas em todos os aspectos do trabalho.

Já que a Pesquisa de Clima é uma oportunidade de ouvir e entender a forma como seus colaboradores entendem o ambiente de trabalho. E assim saber o que deve e precisa ser mudado.

A Pesquisa de Clima permite que a empresa entenda de que forma as variáveis do trabalho interferem na satisfação, motivação e engajamento de seus colaboradores.

No entanto, ter conhecimento dessas variáveis e sua implicância na produtividade da equipe não é suficiente.

É preciso intervir e modificar processos, formas de pensamento e até a cultura organizacional se necessário. E dessa forma garantir que as informações colhidas na pesquisa de clima não sejam desperdiçadas.

E é nesse sentido, que a empresa precisa desenvolver um bom plano de ação.

O que é um plano de ação?

Um plano de ação é uma forma organizada de estabelecer metas e objetivos.

Dentro dos processos de gestão de pessoas, a partir da análise de dados levantados em diagnóstico organizacional, o plano de ação possibilita que a empresa acompanhe os processos de mudança.

Ter objetivos e metas sem plano de ação é como ter um barco sem leme. Sua empresa sabe onde deve chegar. Mas é preciso ainda saber como, quando e quem será o responsável pelo alcance desses objetivos.

Nesse sentido um plano de ação fará o levantamento dos objetivos e caminhos a serem percorridos.

Pós Pesquisa de Clima, o plano de ação possibilitará as mudanças necessárias para promover equilíbrio e satisfação no ambiente corporativo.

Para isso ele deverá descrever detalhadamente quais os passos devem executar. E é extremante importante que seu plano de ação conte com alguns passos básicos:

1 – Estabeleça objetivos

O Objetivo é o resultado que se espera. É o lugar que sua empresa quer chegar. E esse objetivo precisa ser claro e bem definido.

Não basta dizer que é preciso, por exemplo, melhor o clima de satisfação na empresa.

Antes de mais nada, é preciso definir em detalhes o objetivo. E isso, levando em consideração os dados levantados na Pesquisa de Clima.

Por exemplo: se entre os pontos de melhoria, foi identificado que os colaboradores estão insatisfeitos com os programas de benefícios oferecidos pela empresa, não basta traçar como objetivo simplesmente “melhorar o pacote de benefícios”.

Nesse caso um bom objetivo é buscar pacotes de benefícios que atendam à expectativa dos colaboradores. E ainda que esteja em consonância com as melhores práticas do mercado.

2 – Descreva metas

Em síntese, as metas precisam ser claras, objetivas e direcionadas. Elas precisam ter prazo e acompanhamento.

Usando o exemplo anterior, em um bom plano de ação, as metas para melhorar a oferta de benefícios da empresa, precisaria considerar:

  • Quantos benefícios poderiam ser agregados ao que a empresa possui hoje?
  • Quais benefícios o mercado pratica e quais a empresa pode absorver?
  • Em qual prazo?
  • Qual a ordem de prioridade deles?

Dessa forma, é possível acompanhar se cumpriram os prazos e se as metas são passíveis de alcançar.

Cultura organizacional

3 – Liste as tarefas para executar

Além disso, cada meta precisa contar com uma lista de ações para realizar, data de início e fim de cada ação, quem são os responsáveis por cada uma delas, o escopo de cada atividade, além dos recursos financeiros que serão necessários para seu cumprimento.

Nesse sentido, estabeleça os prazos a cumprir. E se preciso, divida as tarefas em partes menores, possíveis de gerenciar.

4 – Crie uma representação visual para seu plano de ação

Sobretudo, visualizar as tarefas e avanços alcançados é de extrema importância para entender como funciona o plano de ação.

Assim, sua equipe se mantém motivada na busca de resultados. Além disso o gestor consegue acompanhar de forma concreta a eficiência do plano de ação. E caso necessário, pode sugerir mudanças nos prazos e ações.

5 – Acompanhe o processo

Certamente, o que garante o sucesso do seu plano de ação é o acompanhamento.

Para isso é primordial que os gestores estejam próximos da equipe responsável por cada meta e ação estabelecida.

Se o objetivo do seu plano de ação é melhorar a comunicação interna, tornando-a mais assertiva e eficiente, não basta investir em ferramentas de comunicação.

É preciso acompanhar esse processo, buscando entender como a implantação dessas ferramentas podem influenciar o processo de comunicação entre as equipes.

Além disso, promover treinamentos que favoreçam não só o uso dessas ferramentas, mas fomentem a importância da escuta ativa nos processos de comunicação.

Afinal, o acompanhamento do plano de ação possibilita a mudança de rota, caso os resultados não sejam satisfatórios. E isso feito, em tempo hábil, permite que os resultados impactem positivamente a organização e equipe.

E quais as vantagens de se utilizar um plano de ação?

Em suma, um plano de ação é capaz de resolver problemas organizacionais e reverter falhas em processos.

Entre suas vantagens estão a apresentação de soluções pós pesquisa de clima. Contribuindo para que a tomada de decisão seja mais assertiva, e assim, alcançar os objetivos estabelecidos.

E ainda, tornar o processo de pesquisa confiável. Já que quando o colaborador entende que a empresa realmente se preocupa com o que ele sente e pensa, passa a valorizar esse processo. E assim participa ativamente para a geração de resultados fidedignos.

Concluindo

Aderir a um plano de ação após o levantamento e análise de dados de sua pesquisa de clima, irá potencializar a mudança organizacional.

Ou seja, a partir do seu uso, é possível estabelecer uma nova cultura organizacional, focada na aprendizagem, colaboração e busca por satisfação e engajamento.

O plano de ação ainda traz como vantagens a possibilidade do uso de outras ferramentas organizacionais, capazes de facilitar o cumprimento de suas metas, como o ciclo PDCA e as metas SMART.

O mais importante é que um plano de ação torna capaz de criar a integração do time, compartilhamento das experiências e o sentimento de pertencimento. Já que os resultados são de todos.

Através do alcance de cada meta e comemoração dos resultados, é possível transformar o ambiente corporativo, tornando-o mais saudável, satisfatório e positivo.

Agora você já conhece o plano de ação e sua importância na Gestão de Pessoas e no Clima Organizacional. E se você gostou do nosso conteúdo, compartilha em suas redes sociais.

Precisa de ajuda para implementar um plano de ação na sua empresa? Entre em contato conosco. A equipe da SER está preparada para te auxiliar na escolha das melhores ferramentas em Gestão de Pessoas. De forma, a transformar seu setor de Recursos Humanos e trazer resultados exponenciais para sua empresa.

Aproveita e assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os assuntos que são importantes para seu Setor de Recursos Humanos.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top