Entenda a importância do acompanhamento de metas

2022-03-24T09:18:49-03:0024 março, 2022|Gestão de Metas, Gestão de Pessoas|

Acompanhe com a gente esse artigo e entenda como o acompanhamento de metas é capaz de impulsionar o sucesso de sua equipe e do seu negócio.

A produtividade de uma equipe é o que gera o resultado de qualquer negócio. Certamente, a produtividade não se trata da quantidade de tarefas entregues por determinado colaborador ou equipe. Mas pela entrega realizada dentro do prazo, com qualidade, seguindo as normas e procedimentos internos da organização e alinhadas aos valores e princípios da empresa.

Ou seja, a produtividade é muito maior que a entrega da tarefa em si. No entanto, são as entregas realizadas pelo colaborador que definirão seu nível de produtividade. E essas entregas, de forma geral, apontarão para indicadores que medirão o desempenho do colaborador, da equipe e da própria organização.

E, para que isso garanta o sucesso do negócio, o planejamento de cada entrega e do cumprimento de cada processo depende da implantação e acompanhamento de metas.

Uma equipe sem metas é como um navio sem bússola: se seu comandante não sabe a direção certa, pode acabar à deriva. Portanto, estabelecer metas é o primeiro passo para direcionar a equipe ao sucesso.

No entanto, estabelecer metas e não realizar o acompanhamento dessas metas é como entregar a alguém uma bússola, mas não a ensinar como usar esse instrumento. Não serve de nada né?

Assim sendo, nesse artigo, queremos trazer para você a importância do acompanhamento das metas, para garantir o sucesso da equipe e do negócio.

Acompanhe com a gente!

Metas: qual a direção a seguir?

Todo negócio nasce de um objetivo. Geralmente, é esse objetivo que se torna a missão de uma empresa. E, portanto, todos os processos perseguirão o cumprimento dessa missão.

A questão é saber como essa missão será alcançada, a partir de pequenos passos a serem dados ao longo de toda a trajetória. Assim nascem as metas!

Portanto, as metas são o caminho a percorrer. As pequenas conquistas que permitirão o cumprimento da missão da empresa, ou seja, o alcance do seu objetivo máximo. Sem as metas, é possível alcançar o resultado. Mas, confiando na sorte e a um preço bem dispendioso: altos índices de retrabalho, elevados custos financeiros, estresse e desgaste da equipe e falta de engajamento.

Afinal, se ninguém sabe para onde ir, fica difícil se envolver com o processo.

Ou seja, o melhor caminho para alcançar quaisquer objetivos é traçando metas. Ou, pelo menos, as metas servem para planejar esse caminho. Mas elas sozinhas também não levam a empresa ou a equipe a lugar nenhum.

Só para exemplificar, vamos imaginar uma empresa que comercializa um determinado tipo de produto e precisa aumentar suas vendas em 70% num período de seis meses. A meta é aumentar aproximadamente 12% ao mês. No entanto, na reunião de apresentação dos resultados, o gestor da área apresenta para a diretoria um aumento de 15% das vendas no semestre, que corresponde à pouco mais que 20% do esperado.

Uma surpresa bem desagradável né? E se alguém perguntasse como isso poderia ter sido evitado ou pelo menos minimizado, a resposta seria bem simples: através do acompanhamento das metas!

Acompanhar para garantir resultado

O acompanhamento de metas permite que os processos sejam reformulados e novos caminhos sejam traçados a fim de garantir o resultado.

Afinal, de nada adianta estabelecer uma meta para alcance de resultados em um determinado período e só realizar a validação das metas no final desse período. Outro bom exemplo para elucidar o que estamos falando é a proposta de diminuir o índice de turnover de uma empresa.

Vamos considerar que a diretoria solicite ao RH que diminua em até 60% os índices de rotatividade de profissionais em um determinado setor, num período de um ano. Para isso, o setor de recursos humanos precisará estabelecer metas e propor ações para o alcance dessas metas.

Recrutamento e seleção

O problema é que, se essas metas não forem acompanhadas, é bem possível que esse índice não só não diminua, como possa aumentar, levando em consideração que altos índices de turnover estão ligados à insatisfação com o ambiente organizacional e, portanto, podem alcançar um número maior de colaboradores.

Sendo assim, o acompanhamento das metas nesse caso permitirá que o RH valide as ações propostas e caso os resultados estejam abaixo do esperado, refaça o caminho.

E qual a vantagem disso?

O acompanhamento de metas permite maior controle dos processos e identificação de possíveis erros que podem prejudicar os resultados propostos.

Mas não é só isso! O acompanhamento das metas permite que a equipe, além de identificar possíveis gargalos nos processos, tenham novos insights diante de possíveis problemas, desenvolvam novas estratégias, tracem novos caminhos e utilizem os recursos financeiros de forma eficiente, evitando possíveis desperdícios e retrabalhos.

Ou seja, o acompanhamento de metas é responsável não só pelo alcance dos resultados, mas pelo engajamento da equipe, pela promoção do sentimento de pertencimento dos colaboradores e pelo sucesso do negócio.

Acompanhamento de metas eficaz

Para executar um acompanhamento de metas que seja realmente eficaz, é preciso se atentar para alguns pontos de grande relevância. Entre eles:

1 – Planejamento

É impossível realizar o acompanhamento de metas inatingíveis. Portanto, o primeiro passo é o planejamento das metas levando em consideração o lugar que se está hoje e o objetivo a ser alcançado. Tudo isso levando em consideração a realidade da empresa, como recursos financeiros e capital intelectual e as expectativas do mercado.

Além disso, é preciso definir indicadores de desempenho que permitirão a mensuração dos resultados alcançados.

Para isso, é importante envolver a equipe no planejamento das metas e utilizar uma boa ferramenta, que permita a criação de metas tangíveis, como por exemplo o método SMART.

2 – Monitoramento

Ter indicadores de desempenho para acompanhar as metas é essencial. Mas de nada adianta ter os indicadores e eles serem de difícil análise ou se as informações não estiverem disponíveis para isso.

Dessa forma, utilize a tecnologia a seu favor. A implantação de softwares de RH, por exemplo, permite que os indicadores em gestão de pessoas sejam acompanhados de maneira mais eficiente além de disponibilizar relatórios que facilitarão a análise e o cruzamento dos dados, para otimizar as ações do setor de recursos humanos.

Plataformas como a SER HCM são capazes de integrar os dados em gestão de pessoas e permitem a emissão de relatórios para uma análise rápida e eficiente. Com isso, facilitando o acompanhamento das metas.

3 – Mude de direção se preciso

Esse talvez seja o ponto de maior relevância. O acompanhamento de metas permite que, caso os resultados estejam longe de serem alcançados, novas rotas sejam definidas. Dessa forma, é possível evitar surpresas desagradáveis, que podem comprometer o sucesso do negócio.

Portanto, esteja pronto a traçar novos planos e redirecionar a equipe para o alcance das metas. Ser flexível é uma habilidade necessária para se desenvolver dentro das organizações e aumentar as chances de sucesso.

Concluindo

Em resumo, é o acompanhamento de metas que valida toda a estratégia do negócio. A partir do monitoramento dos indicadores, é possível garantir que o resultado seja alcançado e as ações sejam repensadas, refeitas e o processo reiniciado.

No entanto, esse acompanhamento, apesar de ser crucial o envolvimento da liderança, não pode ser uma responsabilidade só dela. É preciso envolver os colaboradores nesse acompanhamento e que o RH promova uma cultura que esclareça e valorize esse acompanhamento.

E isso só é possível através de processos de melhoria contínua, comunicação horizontal e valorização do feedback. Afinal, a comunicação organizacional transparente e assertiva é uma das maiores estratégias de alcance de resultados dentro das empresas.

Entendeu a importância do acompanhamento de metas para garantir uma equipe promissora e uma empresa de sucesso? Quer implantar em sua empresa um software de RH que permita o acompanhamento e análise dos indicadores desse setor?

Então não deixe de entrar em contato com a SER e descobrir todas as possibilidades da SER HCM para uma gestão estratégica de pessoas.

Aproveita e assine nossa Newsletter e receba toda semana os melhores conteúdos de RH diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo