Como fazer a gestão por competências? Confira um passo a passo

2020-04-15T14:39:48-03:009 April, 2020|Gestão de Competências|

No mercado empresarial competitivo, as organizações precisam se reinventar e superar metas cada vez mais exigentes. As empresas passam a ver que é necessário buscar melhores alternativas para tornar o negócio mais produtivo por meio do capital humano.

Investir na capacitação e na qualificação de seus colaboradores promove melhoria da produção e conquista de melhores resultados. Muitas empresas definem seus objetivos estratégicos sem alinhar com os objetivos de seus colaboradores e sem avaliar se eles possuem as competências necessárias para fazer com que a organização atinja esses objetivos.

Atualmente, existem vários modelos de gestão que auxiliam no trabalho do dia a dia da organização e que, consequentemente, gera resultados excelentes. Um modelo que vem sendo bastante utilizado é a gestão por competência. Esse modelo de gestão trabalha as competências necessárias de cada indivíduo para ocupar determinados cargos.

Veja a seguir, o conceito de gestão por competência e os principais benefícios para sua empresa. Além disso, listamos o passo a passo para que o gestor possa implementar essa estratégia e gerar resultados.

Você sabe o que é gestão por competência?

Vamos começar com o conceito de competência. Na teoria, competência está relacionada à qualidade do indivíduo capaz de apreciar e resolver determinado assunto ou realizar determinada atividade. Na prática, diz respeito à aptidão, habilidade e resolução de problemas, ou seja, é a capacidade de entrega de um profissional ou o quanto ele pode oferecer à organização a partir do conjunto de suas habilidades, capacitações e conhecimentos.

As competências se subdividem em três eixos: conhecimento, que advém de um conjunto de saberes teóricos; habilidade, que é a capacidade de colocar em ação o conhecimento adquirido e atitude, que é um conjunto de comportamentos do indivíduo.

A gestão de competências tem como objetivo gerir os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores dentro de uma organização. Por isso, através dessa gestão, é possível que os indivíduos sejam motivados a desenvolverem suas técnicas e conhecimentos, buscando alcançar os objetivos estratégicos do negócio.

Com a gestão por competências, a empresa consegue mapear as competências necessárias para desempenhar determinada atividade, levantar as competências organizacionais, identificar as competências e habilidades que o colaborador possui e avaliar o cenário com as informações apuradas. Sendo assim, o gestor identifica quais são os pontos fracos da sua equipe e quem necessita de treinamento e desenvolvimento.

Guia completo sobre eNPS

5 passos para fazer uma boa gestão por competências

Para implantar uma gestão por competências dentro de uma organização é necessário conhecer o perfil da gestão, da cultura da empresa e fazer um desenho da estrutura desejada. A seguir, listamos alguns passos para te ajudar na implantação.

1. Em primeiro lugar, para começar, é preciso realizar um diagnóstico, fazer reuniões e análises para identificar o perfil da empresa e as competências necessárias para o alcance do sucesso esperado.

2. Com o diagnóstico em mãos, é o momento de verificar cada cargo que existe na organização e mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes que cada um deles exige. Dessa forma, o gestor pode estabelecer perfis estratégicos para a empresa.

3. O próximo passo para fazer avaliações periódicas para identificar pontos fortes e fraquezas da equipe. Sendo assim, é possível desenvolver as competências dos colaboradores da empresa por meio de treinamentos, palestras, entre outras soluções que serão capazes de potencializar as competências de cada um.

4. Dando continuidade ao processo, é preciso definir ações para realizar uma boa gestão por competências. É o momento de promover mudanças e ações que atendam as necessidades apuradas. Um software de gestão é um grande aliado para auxiliar as organizações a gerenciar e desenvolver uma força de trabalho qualificada e alinhada com as estratégias de negócio.

5. Por fim, o último passo é o acompanhamento do processo. A mensuração de resultados é fundamental para o sucesso em longo prazo. O gestor deve acompanhar os colaboradores que estão sendo desenvolvidos e verificar o progresso de cada indivíduo da equipe.

Benefícios da gestão por competência

Além de auxiliar a organização a alcançar o planejamento estratégico, a gestão de competências ainda traz diversos benefícios para a organização. Veja os benefícios dessa prática:

Clima harmonioso de trabalho

Com a implantação da gestão por competências e com o incentivo do desenvolvimento, os colaboradores da empresa se sentem motivados, realizam troca de conhecimentos, criando, desta forma, um ambiente mais dinâmico e participativo dentro da organização.

Atração e retenção de talentos

A organização estimula e incentiva o crescimento e desenvolvimento profissional dos colaboradores. Os profissionais passam a ter dentro, da própria empresa, possibilidade de adquirir mais conhecimentos e desenvolver suas habilidades, diminuindo as chances de ser desligado ou de pedir demissão. Além disso, torna um diferencial da empresa perante o mercado de trabalho, atraindo novos talentos.

Valorização do profissional

Com reconhecimento e desenvolvimento dos colaboradores, além de contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais, o profissional se sente valorizado e passa a ver qual a importância do seu trabalho dentro da empresa.

Otimização dos processos e aumento da produtividade

Os colaboradores recebendo treinamento e qualificação necessária, eles desenvolvem suas competências e executam com eficiência suas atividades, aumentando a produtividade. Quando bem aplicada, a gestão por competências faz com que o seu negócio atinja melhores resultados e de forma mais ágil, otimizando os processos de trabalho.

Além disso, na gestão por competências, o colaborador terá as condições técnicas, conhecimentos e comportamentos adequados para realizar as tarefas do seu cargo. Desta forma, as metas e estratégias tendem a se concretizar com sucesso.

Por fim, importante ressaltar o grande benefício de se buscar uma consultoria especializada ou a contratação de um software para auxiliar na gestão por competência, pois essa é uma grande mudança na empresa, que pode gerar impactos na cultura organizacional. Conheça a SER, uma empresa focada em gestão estratégica de Pessoas.

A SER oferece aos seus clientes a melhor experiência com gestão de pessoas e auxilia na implementação de processos, mantendo as características contidas em cada cultura. Sua plataforma traz métodos necessários para atingir os melhores resultados e acelerar o sucesso dos seus talentos.

Gosto da leitura? Então compartilhe em suas redes sociais!

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] setor de Recursos Humanos auxilia as lideranças no desenvolvimento competências dos colaboradores, cria e estabelecia políticas que alinham os interesses dos colaboradores com os […]

  2. […] ideal é que um líder se desenvolva em competências que agreguem valor à sua equipe e à organização. Parece vago dito assim né? A verdade é que […]

Leave A Comment

Go to Top