Holocracia: entenda o que é e como implementar esse modelo de gestão

2020-05-27T11:35:17-03:006 December, 2018|Gestão de Pessoas|

O modelo consagrado pela loja Zappos é, hoje, uma das formas mais inovadoras de gerenciar com pessoas. A holocracia é atraente, flexível e acertada. Mas como usar?

A maneira de liderar pessoas mudou muito nos últimos anos. Aliás, “gerenciar pessoas” é uma expressão defasada, pois se gerencia com pessoas — acredite, a diferença é enorme! Nesse contexto, a holocracia emergiu como um modelo atraente, flexível e acertado.

O antigo ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo” faz menos sentido. A relação líder-liderado baseada na autoridade, hierarquia e comando-controle torna o trabalho menos inovador (um problema às firmas que precisam estar na vanguarda).

No artigo de hoje, vamos entender mais do tema, descobrir o que é holocracia, como aplicar esse modelo de gestão e suas principais vantagens. Continue a leitura!

Afinal, o que é holocracia?

A Zappos é uma empresa disruptiva e em franco crescimento. Em grande parte, graças a uma ideia inovadora: dar adeus aos chefes! O e-commerce norte-americano acabou com a estrutura hierárquica e abriu mão dos cargos de chefia e supervisão do trabalho.

Sim, esse é o modelo de gestão chamado de holocracia. Do inglês holacracy, a holocracia representa uma nova forma de estruturar a empresa e pôr fim à hierarquia (no formato de pirâmide, de cima para baixo). A ideia é dar aos indivíduos mais liberdade e autonomia, distribuindo a autoridade por todo o empreendimento.

Por qual razão a Zappos fez isso? Em primeiro lugar, porque a empresa queria oferecer um atendimento fora do lugar-comum aos clientes, promovendo o famoso fator “UAU”. Assim, precisava de talentos mais livres, que não seguissem scripts ou manuais, mas que fossem realmente apaixonados pelo negócio. E mais, queria inovar na gestão de recursos humanos.

Apesar de parecer algo realmente novo, há algum tempo se discute sobre holocracia. Ela tem origem com um outro termo complexo, a adhocracia. Cunhado em 1970, adhocracia faz referência a uma estrutura organizacional flexível e que trabalha por meio de processos, sendo altamente recomendada para empresas de tecnologia.

Hoje, ainda não existem tantas empresas que usam a holocracia na usa forma mais pura, sobretudo no Brasil. De todo modo, é cada vez mais natural ver a velha estrutura “comando e controle” sendo enfraquecida e dando lugar a um ambiente de trabalho mais flexível.

Para quais empresas a holocracia é recomendada?

Essa é uma pergunta complexa. Algumas pessoas acreditam que a holocracia é importante para empresas de tecnologia, que precisam ser disruptivas, mas não tão importante para empresas tradicionais — uma distribuidora de bebidas, por exemplo. Adiante, destacamos 3 itens para explicar se a holocracia é (ou não) recomendada para sua empresa.

A prioridade da inovação

Em primeiro lugar, para sua empresa, o quanto a inovação é algo prioritário? Veja que a pergunta não é se a inovação é importante ou não (afinal, é algo importante para todos), mas se é algo que está no topo das suas prioridades.

Geralmente, a resposta é negativa. Os clientes estão no topo, as vendas e os funcionários também, mas a inovação não. Se a resposta é afirmativa e a inovação é essencial para sua empresa, é sinal de que a holocracia pode ser bastante útil.

O fator “UAU” no atendimento

O fator “UAU” diz respeito ao encanto no atendimento aos clientes. É o mesmo que dizer que seu atendimento é tão bom, mas tão bom que o cliente só tem uma reação: “UAU”.

Em geral, as empresas dizem que o fator “UAU” é essencial. Algo prioritário, sem dúvidas. Na prática, todavia, agem de maneira contrária e satisfazem-se com um bom atendimento — e, veja, não há absolutamente nada de errado com isso.

Portanto, pergunte a si mesmo: o quanto estaria disposto a gastar por um “UAU”? A Zappos gastou 10 horas em uma única ligação do SAC, entre outras coisas fora do lugar-comum. Se você acha o “UAU” tão importante assim, significa que a holocracia pode ser bastante útil.

A atração de talentos

Por fim, questione-se sobre a importância de talentos. Muitos profissionais talentosos, sobretudo das gerações Millennials e Z, desejam atuar em um ambiente flexível, sem a presença de um chefe. Sendo assim, a holocracia é um “prato apetitoso”.

Se você considera a atração de talentos (profissionais acima da média) algo muito importante, é sinal de que pode arriscar um pouco mais na construção de uma estrutura flexível. Se não considera algo tão importante assim, esse risco é desnecessário.

Note, então, que a holocracia não é recomendada para essa ou aquela empresa, mas sim para os negócios que consideram a inovação algo prioritário, assim como o atendimento fora do lugar-comum aos clientes e a atração de profissionais jovens e brilhantes.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Como implementar o modelo de holocracia?

Não é uma tarefa fácil, pois envolve mudanças na cultura e na estrutura do negócio, além da eliminação de cargos tradicionais. Mas separamos algumas dicas relevantes e que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos. Confira!

Tenha propósito em todos os níveis

É necessário que toda a empresa seja orientada por um propósito grande, massivo e transformador, bem como existente em todos os níveis: propósito organizacional, propósito por equipe e propósito individual. O intuito é fazer com que cada indivíduo conheça profundamente sua missão e empregue toda sua energia nesse sentido.

Crie um maior senso de responsabilidade

Cada indivíduo deverá ter um maior senso de responsabilidade, isto é, o compromisso de realizar as tarefas diárias e alcançar resultados-chave. Para tanto, o recomendado é fragmentar grandes objetivos em metas menores e de curto prazo, atribuídas a um grupo ou indivíduo em específico.

Estabeleça as regras do “jogo”

Holocracia não é o mesmo que desorganização. Por isso, é crucial ter regras claras e que orientem a autogestão. Crie as regras do “jogo”, determine o que pode ser feito e compartilhe isso com todo o time. Assim, os talentos poderão liderar a si próprios e agir segundo o que a organização acredita ser correto.

Quais cuidados devem ser tomados ao implementar a holocracia?

Agora que já sabe o que é e como adotar a holocracia na empresa, também é preciso entender quais cuidados devem ser tomados. Primeiramente, deixe bem claro: holocracia não é desordem, muito menos falta de limites. É trabalho com propósito, seriedade e autogerenciamento. Nos tópicos seguintes, explicamos mais sobre os cuidados adicionais.

Cuidado com a falta de comunicação

Em estruturas hierárquicas tradicionais, o líder atua como um comunicador. Ele explica exatamente o que deve ser feito, como, quando e por quem. Na ausência do líder, tal diálogo pode ser perdido, deixando os talentos “à deriva”. Portanto, concentre-se em fazer com que sua mensagem chegue até os receptores por meio de bons canais de comunicação interna.

Não deixe que a desordem seja rotina

Conforme enfatizado, o modelo de holocracia não é desordem. Os trabalhos são estruturados em torno de pequenos projetos e todos os profissionais são bem direcionados, ou seja, entendem os resultados que precisam ser entregues. Portanto, se sua estrutura está desorganizada, é sinal de que algo está errado e a holocracia não foi bem implementada (logo, precisa de ajustes).

Ausência de tecnologia é algo perigoso

Nesse modelo de gestão, os profissionais precisam se sentir bem orientados. Como não há um chefe formal, os profissionais podem se sentir desnorteados. A tecnologia ajuda a evitar esse problema. Boas plataformas gerenciais permitem que os próprios talentos avaliem seus resultados, definam novas metas e desenvolvam competências adicionais ao trabalho.

Como avaliar se a holocracia está surtindo efeito?

Como toda mudança que você implementa na empresa, a holocracia precisa entregar resultados gratificantes. Por exemplo, se isso não melhora o atendimento ao cliente e nem mesmo a satisfação dos funcionários, pode não ter muito sentido adotá-lo.

Portanto, é interessante estabelecer um conjunto de indicadores capazes de apontar as melhorias obtidas após a adoção da holocracia. Alguns dos principais são:

  • nível de satisfação dos funcionários;
  • assiduidade dos profissionais e equipes;
  • redução de erros, conflitos e problemas;
  • satisfação dos clientes finais;
  • nível de lealdade dos seus clientes;
  • taxa de candidatos por vaga (atração de talentos).

Na medida em que esses indicadores melhoram, é sinal de que a holocracia está gerando efeitos e que as partes interessadas na empresa (funcionários e clientes, principalmente) estão sendo beneficiadas. Portanto, seu investimento está sendo recompensado.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Qual a importância do novo modelo de gestão?

A adoção de um modelo que reduz os níveis hierárquicos e acaba com a velha visão de chefe demanda muito tempo e energia de todos. É algo lindo em teoria, mas, na prática, pode dar muito trabalho. Entretanto, seus benefícios também são diversos. Veja alguns deles:

  • construção de um ambiente inovador;
  • estruturação organizacional mais ágil;
  • maior autonomia das equipes e profissionais;
  • redução da burocracia tradicional;
  • maior valorização dos talentos;
  • melhor atendimento aos clientes;
  • aumento do número de clientes promotores da marca;
  • maior facilidade na criação de estratégias emergentes.

Ao pensar conjuntamente nesses benefícios, você pode chegar à seguinte conclusão: com a holocracia, sua empresa se torna mais competitiva e apta para superar outras empresas no mercado. Assim, sua empresa também ganha longevidade, rentabilidade e perenidade.

O movimento começou na Zappos, porém, outras empresas já apostam na holocracia ou em uma estrutura hierárquica mais flexível. Nessas empresas, o trabalho comumente é orientado por projetos e há tecnologias para análise do desempenho individual e recompensas que incentivam a alta performance. Com isso, todos são beneficiados.

Veja, agora você está por dentro do assunto, entende o que é holocracia, como adotá-la e quais seus principais benefícios. Aproveite para multiplicar esse conhecimento, deixe seus amigos por dentro do tema. Compartilhe nosso post em suas redes sociais. Vamos lá!

Compartilhar este Artigo

Go to Top