Premissas para avaliação de desempenho

2020-03-25T09:27:23-03:0011 November, 2011|Gestão de Competências, Gestão de Desempenho, Gestão de Metas|

Realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização, a avaliação de desempenho subsidia a empresa com informações para corrigir falhas e promover o melhor aproveitamento dos recursos humanos. Dentre os objetivos deste tipo de avaliação, destacam-se: ajustar o perfil do colaborador ao local de trabalho que ele mais se identifica, aperfeiçoamento contínuo do profissional, indicar se o funcionário tem as qualificações exigidas pelo cargo e se ele tem potencial para promoções.

Segundo professor Antônio Luiz Alexandre, no artigo “A importância da avaliação de desempenho nas organizações” (http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/7492/ a-importancia-da-avaliacao-de-desempenho-nas-organizacoes.html), a ferramenta permite ao avaliado saber como o seu superior o enxerga, mas alerta que o avaliador deve se abrir para que o avaliado possa pontuar o que ele acha a seu respeito também. Fazer com que o funcionário se autoavalie é outro ponto importante para o processo, pois certifica os quesitos avaliados pelo avaliador e, havendo um consenso, sempre gera melhores resultados a esta avaliação.

Guia completo de avaliação de desempenho

Alexandre recomenda que, para conduzir o processo, os avaliadores devem agir com imparcialidade, usar da empatia, possuir boa comunicação, ter comprometimento e focar nos resultados. Acrescente à lista o uso de tecnologias seguras, que garantam a confiabilidade e privacidade das informações. Com um histórico de mais de 100 mil avaliações, a plataforma da SER HCM garante processos de avaliação seguros capazes de preservar o avaliador e o avaliado para que ambos tenham informações para traçar o caminho de melhorias.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top