Vantagens da contratação de pessoas com mais de 60 anos

2022-08-22T09:47:41-03:0022 August, 2022|Gestão de Pessoas, Tecnologia para RH|

A contratação de pessoas com mais de 60 anos pode ser bastante vantajosa para sua empresa. Acompanhe nesse artigo quais as vantagens de incluir essa faixa etária em seu perfil de talentos.

Certamente, quem já assistiu ao filme “Um Senhor Estagiário” (2015), estrelado pelos talentosos Robert De Niro e Anne Hathaway, se surpreendeu com o resultado da contratação de um estagiário, aos 70 anos de idade.

Afinal, vivemos um período de grande preocupação com a dificuldade de pessoas acima dos 50 anos serem inseridas no mercado de trabalho. Essa preocupação, inclusive, forjou um termo bastante discutido no mercado de trabalho: o etarismo.

O etarismo se refere ao preconceito com base em estereótipos associados a idade. Esse preconceito se manifesta através de piadas, infantilização e exclusão dessas pessoas. E esse é mais um desafio que precisa ser enfrentado e vencido pelos profissionais de gestão de pessoas.

Ironicamente, o termo surge num período de maior investimento em conhecimento por parte dessa geração 60+. A inserção dessas pessoas em universidades e cursos de capacitação, tem promovido um espaço intergeracional de troca de saberes e experiências.

No entanto, ainda existe grande resistência por parte das empresas em transferir esse espaço de troca de aprendizados, para dentro do ambiente organizacional.

O mercado, nesse momento, está bastante voltado a contratação de jovens talentos. No entanto, a contratação de pessoas acima dos 60 anos, pode trazer diversas vantagens.

Pensando nisso, no artigo de hoje queremos trazer para você as principais vantagens na contratação dessas pessoas.

Acompanhe com a gente! Vale a pena essa reflexão!

Quem é a geração 60+?

Baby boomers. Essa é a definição da geração nascida entre os anos de 1945 e 1964. O termo inglês se refere a explosão de natalidade ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, os baby boomers são muito mais que uma geração que se desenvolveu no cenário pós-guerra. O fato de terem nascido nesse período talvez seja um fator de forte influência em seu perfil profissional.

A geração baby boomer vivenciou diversas transformações culturais e sociais. Sendo assim, o perfil profissional dessa geração é de maior foco, rigidez e disciplina. Possuem grande valorização do trabalho e dedicação à família.

Profissionalmente, a geração baby boomers busca realização profissional, estabilidade financeira, tem foco intenso no trabalho em busca de prosperidade e são aversos as grandes mudanças.

Portanto, desse perfil, é possível extrair excelentes contratações e nós vamos te contar as vantagens.

 O que os profissionais com mais de 60 anos podem oferecer para sua empresa

É comum que as empresas considerem que a contratação de profissionais com mais de 60 anos seja mais dispendiosa para a empresa. No entanto, isso não passa de suposição.

Ao contrário disso, a contratação e profissionais com mais de 60 anos, traz diversos benefícios para o ambiente organizacional.

1- Incentivo à diversidade

Diversidade já foi considerada um diferencial dentro das empresa. No entanto, atualmente é uma fator mandatário.

Empresas que investem em diversidade tendem a ter melhor ambiente organizacional e maior responsabilidade social. No caso de contratação de colaboradores com mais de 60 anos, a diversidade geracional promove troca de aprendizados e construção de novos conhecimentos.

Esses profissionais, além de maior experiência profissional, possuem experiências de vida que somam possibilidades à equipe de trabalho.

Portanto, investir na contratação de profissionais com mais de 60 anos, permite a construção de uma equipe capaz de encontrar novas soluções através da troca de experiências.

2- Fortalecimento da marca empregadora

Ser socialmente responsável. Essa é uma preocupação das empresas no atual mercado.

Dessa forma, a contratação de profissionais com mais de 60 anos, é uma excelente ação de employer branding.

Afinal, empresas socialmente responsáveis, demonstram suas boas práticas de ESG, através de posturas afirmativas em relação as minorias. Considerando o etarismo, essa contratação coloca a empresa em uma posição de destaque no mercado de trabalho.

3- Comprometimento dos profissionais

Profissionais com mais de 60 anos, os chamados baby boomers, são altamente comprometidos. A educação de disciplinas rígidas que receberam, os fez desenvolver maior resiliência em relação as dificuldades e problemas.

Dessa forma, ao contratar esses profissionais, a empresa conta com uma equipe focada na resolução de problemas e comprometida com os resultados propostos.

4- Disponibilidade e maturidade

Outra vantagem na contratação de profissionais com mais de 60 anos é a disponibilidade desses profissionais para a organização. Nessa idade, esses profissionais, de forma geral, já têm parte de suas questões pessoais bem resolvidas e consolidadas.

Com isso, profissionais com mais de 60 anos estão disponíveis para eventuais mudanças e para o envolvimento em projetos que demandem tempo e foco.

E quais os principais desafios?

Considerando as vantagens da contratação de pessoas com mais de 60 anos, é possível que você considere começar já as alterações em seu funil de recrutamento.

No entanto, é preciso analisar com atenção os desafios dessas contratações, de forma que pequenos ajustes permitam que essa seja uma experiência satisfatória para a empresa e para os profissionais a serem contratados.

1- Criar um programa de inclusão

Primeiramente, se sua empresa ainda não tem um programa de inclusão, é preciso cria-lo antes dessas contratações. Sendo assim, invista nisso e proporcione uma experiência positiva aos seus novos talentos. Esses programas precisam considerar a troca de informações, valorização da experiência desses profissionais e o combate ao preconceito.

2- Implemente processos de onboarding

A experiência desses colaboradores, precisa ser considerada desde o primeiro contato com a organização. Dessa forma, invista em programas de onboarding que levem em consideração os pontos fortes e as fragilidades de seus talentos 60+.

3- Prepare sua liderança

Para promover uma experiência vantajosa, é preciso que a liderança esteja preparada para os desafios da diversidades. Portanto, invista no desenvolvimento de seus líderes e os prepare para gerir colaboradores em diferentes faixas de idade, tornado esse trabalho mais assertivo e eficiente.

4- Trabalhe a comunicação organizacional

Os diferentes posicionamentos e experiências podem, em algum momento, gerar pequenos conflitos entre os pares. Dessa forma, a melhor solução é investir em uma cultura de comunicação assertiva e de valorização de feedback. Isso facilitará a negociação com a equipe e permitirá que seus talentos se expressem e toquem ideias de forma transparente e respeitosa.

5- Invista em tecnologia

Por fim, investir em desenvolvimento tecnológico, permite que processos burocráticos sejam automatizados e que a equipe tenha tempo de trocar experiências gerando soluções criativas e inovadoras.

Sendo assim, gostaríamos de deixar uma dica. Trabalhar a diversidade no espaço organizacional exige que o setor de RH esteja pronto para possíveis negociações e resoluções de conflitos. Sendo assim, não dá para perder tempo com atividades burocráticas né?

Dessa forma, nossa dica é que você automatize os processos de RH e permita que sua equipe tenha tempo para focar nas pessoas. E se você quer saber por onde começar, que tal conhecer a SER? Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão estratégica de pessoas, a SER tem a ferramenta certa para o desenvolvimento do seu RH.

Entre em contato com nossa equipe e solicite maiores informações.

Conclusão

Certamente, depois de tudo isso que falamos, você já deve estar considerando incluir pessoas com mais de 60 anos em seus processos de recrutamento e seleção né?

Essa é uma iniciativa que pode proporcionar um ambiente organizacional bastante colaborativo e eficiente. No entanto, para que esses profissionais possam se desenvolver de forma exponencial, eles precisam contar com líderes empáticos e uma equipe aberta as diferentes opiniões.

Sendo assim, investir em processos de comunicação assertiva e feedback, é o diferencial que sua empresa precisa para proporcionar o ambiente ideal ao desenvolvimento de seus profissionais.

Então, não deixe para depois. Comece hoje mesmo a investir em uma cultura de diversidade em sua empresa.

E se você quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas e como aumentar a produtividade e engajamento de sua equipe, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos, que você recebe em primeira mão, diretamente em sua caixa de e-mail.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e conhecer nossas soluções para o seu setor de recursos humanos.

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. RH x DP: Você sabe a diferença? - SER 19 de September de 2022 at 10:00 - Reply

    […] de inclusão, diversidade e responsabilidade social da […]

Leave A Comment

Go to Top