Planejamento de férias: algumas dicas para gerar eficiência

2022-10-24T16:24:32-03:0024 October, 2022|Gestão de Pessoas, Tecnologia para RH|

Fazer o planejamento de férias de seus colaboradores é uma forma de garantir a satisfação de seus talentos, entre outras vantagens. No entanto, se você não sabe como realizar essa atividade, o artigo de hoje, é para você.

Sair de férias depois de uma boa jornada de trabalho, certamente, é um dos momentos mais esperados dos colaboradores. Afinal, é o momento de recarregar as baterias, renovar as energias e se preparar para mais uma jornada profissional exponencial.

E, se por um lado essa é a expectativa dos colaboradores, por outro lado é um processo crítico para o RH. Sobretudo, se o setor de recursos humanos não contar com um planejamento de férias que seja eficiente.

Planejar o período de férias de seus talentos, contribui de maneira significativa para uma relação de trabalho harmoniosa entre eles e a empresa. No entanto, essa é apenas uma das vantagens do planejamento de férias.

Por trás de um processo, que pode parecer pequeno, frente as diversas responsabilidades do setor de recursos humanos, existem diversos outros benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Sendo assim, esse artigo é exatamente sobre isso. Queremos trazer para você e sua empresa os benefícios do planejamento de férias, além de algumas dicas para tornar esse processo mais eficiente.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar a leitura até o final.

Férias, do que se trata?

Primeiramente, entender o que são as férias e os tipos de férias existentes, é primordial para otimizar qualquer processo referente a elas.

Por férias, a CLT determina ser o período de descanso que compreende 30 dias, após 12 meses de trabalho. Só para exemplificar, um colaborador que iniciou suas atividades de trabalho em 03/05/2021, terá direito a 30 dias de férias, quando completar sua jornada de trabalho, no dia 02/05/2022.

Dessa forma, a empresa terá até 12 meses, ou seja, até 03/05/2023, para conceder esse período de descanso. Dessa forma, as férias concedidas nesse período, são chamadas de férias normais.

No entanto, a empresa pode optar por conceder férias, antes do período aquisitivo. Essa concessão pode ser para atender um pedido do colaborador, ou um processo específico da organização. Essas são as férias proporcionais.

Outro modelo de férias, são as coletivas. Essas, acontecem por decisão da empresa e são concedidas simultaneamente a todos os colaboradores ou a alguns setores.

E há ainda, as férias em dobro, que são um ponto crítico do processo de concessão de férias e legalmente, um dos maiores focos do planejamento de férias.

As férias em dobro são uma obrigação da empresa, para com o colaborador, quando o prazo de concessão de férias extrapola o período de 12 meses fixado pela lei.

Nesse caso, a empresa é obrigada a conceder as férias e custear seu pagamento em dobro.

A importância do planejamento de férias

Lembra que falamos que o planejamento de férias proporciona equilíbrio nas relações de trabalho? Isso, certamente, é um ponto importantíssimo desse processo.

Afinal, seus talentos são muito mais que apenas profissionais. A necessidade de um período de descanso, determinado por lei, demonstra a necessidade da preocupação com o bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores.

Dessa forma, o planejamento de férias, demonstra para seus colaboradores, sua importância para a empresa. Na medida em que a empresa se empenha em organizar as atividades e proporcionar ao colaborador um período programado de descanso, sinaliza para ele o quão seu bem-estar é tão importante quanto suas entregas profissionais.

No entanto, fazer isso de maneira não planejada pode ter sérias consequências. Dentre elas a sobrecarga sobre os trabalhadores que permanecem trabalhando e até conceder férias simultâneas a dois profissionais importantes no mesmo setor ou processo. Daí a importância desse controle de férias.

Por outro lado, o planejamento de férias, permite que a empresa se resguarde de passivos trabalhistas e penalidades legais. Conforme falamos acima, deixar de proporcionar o período de férias dentro do prazo legal, submete a empresa a penalidades, como o pagamento das férias em dobro para o colaborador.

No entanto, não é somente o custo financeiro que prejudica a empresa. Deixar de dar atenção a um processo tão importante para seus colaboradores, pode impactar de forma prejudicial, a motivação, o engajamento e a produtividades de seus talentos.

Dessa forma, ter uma política interna de férias, é primordial para permitir o planejamento de férias de seus colaboradores. E não só isso, também garantir tanto o atendimento à legislação, como a satisfação de seu cliente interno.

Portanto, use a tecnologia para tornar seu planejamento eficiente

Realizar o planejamento e controle de férias a partir de planilhas de excel é um dos maiores erros que a empresa pode cometer. Isso porque, as informações podem se perder e, dependendo do número de colaboradores que a empresa possui, fica inviável o controle manual desses processos.

Sendo assim, contar com a tecnologia para realizar o planejamento das férias é uma forma de evitar que a empresa perca os prazos.

A partir da contratação de um software de RH, é possível acompanhar o período aquisitivo de férias de seus talentos e, caso necessário, optar pelas férias proporcionais. Essa é uma ação necessária, a fim de evitar férias simultâneas, que podem prejudicar os resultados do negócio.

Além disso, com o processo automatizado, um sistema tecnológico permite que o colaborador solicite seu período aquisitivo de férias através do próprio sistema. Com isso, o gestor pode acompanhar as necessidades, decidir qual o melhor período e conversar com sua equipe.

E por falar em tecnologia, você sabia que a SER HCM também oferece o planejamento e a gestão de férias da sua equipe?

Quer entender como essa ferramenta funciona? Entre em contato com a gente e solicite informações aos nossos especialistas. A SER tem a solução certa, para atender a necessidade da sua empresa.

Concluindo

A férias são um direito do trabalhador, garantido por lei. Sua concessão ou atraso é um processo crítico na gestão de pessoas, que implica uma série de consequências legais e financeiras para a empresa.

Dessa forma, ter uma política de férias e realizar o planejamento das férias de seus colaboradores são dicas estratégicas para a prevenção de eventuais passivos trabalhistas.

Em suma, realizar o planejamento e controle de férias de seus talentos é uma tarefa que impacta a empresa e as relações humanas dentro dela. Para além da legalidade, o cuidado com o direito de descanso de seus talentos, demonstra preocupação com a saúde física e mental de seus colaboradores.

Pode parecer algo simples, mas que impacta profundamente a forma como o colaborador vê a empresa e se sente visto por ela.  Certamente, é um processo que vale a pena ser implantado e acompanhado para garantir a retenção de seus melhores talentos.

E agora que você já sabe como realizar o planejamento de férias de seus talentos, que tal conhecer outros processos de gestão estratégica de pessoas? É bem simples! Basta assinar nossa newsletter e ficar por dentro de nossos conteúdos, toda semana, diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top