6 Dicas para uma reunião one-on-one eficiente

2023-04-18T12:09:15-03:0018 April, 2023|Não categorizado|

A reunião one-on-one é uma oportunidade de construir relações humanas na organização e extrair um melhor resultado da equipe. Quer saber como realizar uma reunião one-on-one eficiente com sua equipe? Olha as dicas que separamos para você!

A construção de uma equipe de alta performance é um grande desafio para a gestão estratégica de pessoas. Certamente, um ponto relevante para o sucesso de uma empresa.

Essa construção exige do setor de recursos humanos e da liderança dedicação, investimento e muito aprendizado. Sim! Tanto o RH quanto a liderança estarão em constante processo de aprendizagem para oferecer para a equipe a melhor experiência de trabalho para a equipe.

Afinal, o mercado muda em uma velocidade quase vertiginosa. E, com isso, mudam-se os processos, muda a maneira como as pessoas querem se relacionar com o trabalho e com a empresa.

Inclusive, essas mudanças levam a empresa a enxergar o colaborador de forma mais humana. A relação passa a ser de maior parceria, confiança e valorização.

No entanto, esse não é um processo que acontece da noite para o dia dentro das organizações. Ele exige mudança de mindset, construção de uma cultura de comunicação horizontal e preparo da liderança para lidar com pessoas.

Sim, lidar com pessoas exige preparo. Cada colaborador é único tanto em suas entregas, quanto em perfil e aprendizagem.

Nesse sentido, uma excelente estratégia para que a liderança conheça seus talentos é através de reuniões one-on-one.

Afinal, conhecendo bem a equipe é possível entender quais as fragilidades, gaps e pontos fortes e construir um plano de desenvolvimento que transforme seus profissionais em talentos exponenciais.

Gestão estratégica de pessoas e tecnologia

Calma, a gente já vai te contar do que se trata esse modelo de reunião.

Mas antes, precisamos falar sobre gestão estratégica de pessoas.

Diferente da administração de recursos humanos, que visava cumprir processos burocráticos, a gestão estratégica de pessoas visa construir uma relação de parceria entre profissionais e organização de maneira que ambas tenham resultados exponenciais.

Por um lado, desenvolver pessoas e levá-las ao seu melhor desempenho. Por outro lado, desse desempenho extrair o melhor resultado para a empresa.

É como uma balança em que ambos os lados saem ganhando.

No entanto, é impossível fazer gestão estratégica de pessoas sem o apoio da tecnologia. Afinal, o que permitirá a análise de dados, construção de processos e acompanhamento do desempenho de cada talento, será a automatização de processos dentro do setor de RH.

Sendo assim, a melhor alternativa para uma gestão estratégica de pessoas eficiente é a contratação de um bom software de RH.

Nesse sentido, nossa dica é que você conheça a SER HCM, a solução para gestão estratégica de pessoas da SER. Com mais de 30 anos de mercado, a SER trouxe para essa ferramenta, toda sua experiência em gestão de pessoas, unida a mais alta tecnologia e atendimento high touch.

O que torna a SER HCM única? Seu DNA de transformar profissionais em talentos exponenciais. Além disso, seus módulos são integrados, permitindo que o planejamento estratégico de RH utilize os dados de módulos como Desempenho e Desenvolvimento, para uma análise mais assertiva das ações do RH.

Essa integração de dados garante maior eficiência tanto no planejamento, como no acompanhamento das ações estratégicas.

E conhecer essa ferramenta é muito simples. Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

E a reunião one-on-one, do que se trata?

Uma reunião one-on-one é um encontro entre duas pessoas, geralmente um líder e um colaborador, onde ambos discutem sobre assuntos relevantes ao trabalho.

Geralmente, essas reuniões acontecem numa frequência diferente daquelas reuniões formais de feedback, pós uma avaliação de desempenho por exemplo. Elas são realizadas regularmente, e têm como objetivo ser um espaço onde ambas as partes discutam assuntos importantes, tais como desempenho, objetivos, progresso, feedback e preocupações.

As reuniões one-on-one são uma oportunidade para o colaborador conversar com sua liderança sobre questões que possam estar afetando seu trabalho ou sua carreira.

Elas também podem ser usadas pela liderança para fornecer feedback contínuo, reconhecer as conquistas do colaborador e orientá-lo em relação aos próximos passos.

O que diferencia a reunião one-on-one de outros encontros com a liderança, é que elas geralmente são realizadas em um ambiente mais informal e são destinadas a ser um espaço seguro e confidencial para que ambas as partes possam falar abertamente.

Sendo assim, elas são uma ferramenta importante para ajudar sua empresa a promover uma cultura de comunicação horizontal e assertiva entre liderança e colaboradores e a garantir que todos estejam alinhados em relação aos objetivos e expectativas.

Guia completo de avaliação de desempenho

Mas é preciso atenção a alguns detalhes

Realizar reuniões one-on-one com eficiência pode ser um desafio. No entanto, com algumas dicas simples é possível utilizar esse momento para gerar eficiência e promover resultados expressivos no desempenho dos seus talentos.

Olha só as dicas que separamos para você!

  1. Agende a reunião com antecedência

Tudo começa pelo respeito às rotinas do seu colaborador! Chamá-lo para uma reunião de última hora é ignorar a importância do tempo dele e da atenção que ele dedica às suas rotinas.

Sendo assim, reserve um horário adequado para ambas as partes e envie um convite formal. Certifique-se de que ambos estejam cientes do objetivo da reunião e do que precisa ser discutido.

  1. Prepare uma pauta

Não faz sentido convocar seu talento para uma reunião sem ter um assunto específico. Dessa forma, antes da reunião, prepare uma pauta detalhando os tópicos que serão discutidos. Isso ajudará a manter a reunião organizada e evitará que se desvie muito do assunto.

Mas lembre-se que ele também pode ter assuntos a serem discutidos, portanto, reserve um tempinho extra para ele.

  1. Permita que ambas as partes falem

Uma reunião one-on-one deve ser uma conversa, não um monólogo.

Sendo assim permita que a outra pessoa fale e compartilhe suas ideias. Isso ajudará a construir um vínculo de confiança e a entender melhor as necessidades e preocupações do outro.

  1. Escute atentamente

Essa é uma dica de ouro! Preste atenção ao que a outra pessoa está dizendo e tente entender a perspectiva dela. Para isso, é preciso evitar posturas defensivas. Aqui, a empatia também é uma grande aliada da liderança.

Uma liderança empática tem maiores chances de construir uma equipe de alta performance através da relação humanizada.

Portanto, seja um bom ouvinte e demonstre interesse no que está sendo discutido.

  1. Acompanhe a reunião

Tome notas durante a reunião para que possa acompanhar a discussão e ter uma referência para futuras conversas.

Logo, isso também ajudará a lembrar de quaisquer compromissos ou tarefas acordadas.

  1. Conclua com um plano de ação

Se o objetivo de uma reunião one-on-one é promover desenvolvimento e melhorar a performance de seus talentos, no final da reunião, certifique-se de que ambas as partes tenham uma compreensão clara do que precisa ser feito.

Para isso, elabore um plano de ação com tarefas específicas e prazos. Isso ajudará a manter o progresso e a garantir que as coisas aconteçam.

Concluindo

Em suma, a reunião one-on-one é uma ferramenta importante na gestão de pessoas, pois oferece uma oportunidade valiosa para que a liderança se conecte e se comunique com seus colaboradores individualmente, discutindo seus objetivos, desafios, feedback e desenvolvimento de carreira.

As vantagens vão desde a construção de relações humanizadas e de confiança, a promoção de uma cultura de feedback, promoção de desenvolvimento de talentos e resolução de problemas.

No entanto, para que ela seja eficiente é preciso um compromisso de ambas as partes em se envolverem e colaborarem.

Use essas dicas como um guia para ajudá-lo a manter suas reuniões eficazes e produtivas.

E se você quer mais dicas de como promover uma gestão estratégica de pessoas mais eficiente, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos aqui no blog e você recebe em primeira mão, na sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro das dicas que rolam lá no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top