Conheça o 9 box e aprenda a identificar e reter talentos!

2022-08-04T07:36:14-03:004 October, 2018|Gestão de Talentos|

A 9 Box é uma ferramenta importante para que o RH possa desenvolver o capital humano da organização ao máximo. Acompanhe nesse artigo do que se trata essa ferramenta e como utilizá-la.

A gestão de pessoas em uma empresa tem foco na identificação de talentos, buscando o seu desenvolvimento e a retenção desses colaboradores. Dessa forma, mais que atrair talentos para a organização, é preciso investir no desenvolvimento dos talentos que a empresa já possui. Ou seja, é preciso que o setor de recursos humanos garanta a eficiência da gestão de pessoas

Sendo assim, o setor de recursos humanos precisa entender o perfil de cada colaborador e a partir daí, propor ações de desenvolvimentos que sejam adequadas a cada perfil. Esse conhecimento da equipe é primordial para a assertividade e eficiência de cada projeto de desenvolvimento de talentos.

Certamente, é possível utilizar uma série de ferramentas para ajudar nesse processo. E é preciso que esse setor tenha clareza de como elas funcionam e as vantagens de cada uma.

Dentre as ferramentas utilizadas para identificação e classificação do perfil dos colaboradores, a 9 box vem se destacando dentro das empresas.

Neste post vamos explicar o que é 9 Box, como funciona e como ela pode ajudar a sua organização a manter os melhores funcionários nas equipes internas.

Quer entender melhor? Acompanhe com a gente!

O que é 9 Box?

A matriz 9 Box é uma ferramenta visual que pode ser usada como base para classificar os colaboradores, de acordo com o seu desempenho profissional.

É composta, como o nome indica, por um quadro composto por 9 caixas, nas quais os funcionários são agrupados. Esse quadro avalia o desempenho versus o potencial do profissional e usa três níveis de classificação: baixo, médio e alto.

Seu intuito é analisar o desempenho atual dos colaboradores, considerando com isso, o potencial deles no futuro. Portanto, podemos considerar que a Matriz 9 Box é uma modelo de avaliação de desempenho.

Inclusive, para quem busca simplicidade, a Matriz 9 Box é a ferramenta ideal. Além da simplicidade de aplicação, também é uma ferramenta de baixo custo financeiro.

Como essa ferramenta é útil para o RH das empresas?

Como toda avaliação de desempenho, o intuito é sempre apoiar a tomada de decisão do setor de RH na gestão de pessoas.

Dessa forma, por meio da Matriz 9 Box, o setor de Recursos Humanos consegue visualizar com facilidade:

  • quem está se destacando e pode ser sondado para uma promoção;
  • quem ainda precisa de treinamentos, e
  • quem está apresentando um rendimento muito abaixo do esperado.

Além disso, a Matriz 9 Box pode ser usada como uma base de dados para análise do quadro geral de colaboradores. Dessa forma, ela é capaz de apoiar o RH em processos como: desenvolvimento de um plano de sucessão, reavaliação do tamanho das equipes, corte de funcionários ou realocação de talentos e até no funil de recrutamento. Nesse último inclusive, é possível a partir da aplicação dessa ferramenta, identificar possíveis erros de contratação.

Outro ponto bastante favorável da 9 Box, é que ela pode ser integrada a outras ferramentas, permitindo com isso dados ainda mais precisos, para uma análise bem fundamentada.

Dessa forma, a utilização da Matriz 9 Box torna a comunicação a respeito da trajetória profissional dos colaboradores mais assertiva, facilitando a gestão de desempenho dos talentos.

Talent Grid- Gestao de talentos

Como o 9 box ajuda a identificar e reter talentos?

As avaliações de desempenho têm como foco o desenvolvimento dos colaboradores. Porém, essas informações podem ficar dispersas, principalmente quando se trata de empresas que contam com um grande número de colaboradores.

O uso do 9 box possibilita o agrupamento dos trabalhadores em níveis de desenvolvimento e colaboração.

Com isso, o setor de recursos humanos tem uma visão muito mais ampla do capital humano. Ele consegue perceber qual o volume de profissionais verdadeiramente engajados e que estão contribuindo de maneira ativa com a empresa.

Além disso, a utilização dessa ferramenta permite que os profissionais da área compreendam quais colaboradores têm chances de assumir cargos maiores. Ou seja, contribui para a formação de um banco de talentos que possa ser acessado, em caso de oportunidades internas.

Da mesma forma, o setor de recursos humanos pode identificar problemas estruturais internos, se o volume de funcionários abaixo da média estiver muito alto. Nesse cenário, é possível perceber a necessidade de intervenções no  clima organizacional , por exemplo.

A Matriz 9 box mostra os sintomas que podem revelar problemas corporativos mais profundos. Como resultado, permite a estruturação de programas para trabalhar essas questões, afetando a retenção de talentos.

Levando essas informações em consideração, podemos perceber que se trata de uma ferramenta útil e importante para a gestão de talentos.

Como montar uma Matriz 9 box?

A Matriz 9 Box, pode ser montada com a ajuda da tecnologia. Para isso, a contratação de um software de RH, faz toda a diferença, não só na montagem e aplicação, como na análise e mensuração dos resultados.

Nossa dica aqui é que você conheça e implante em seu RH a ferramenta SER HCM. Com ela é possível não só desenvolver uma Matriz 9 Box, como fazer todo o processo de validação, mensuração e feedback dessa avaliação de desempenho.

Além disso, finalizado o processo de avaliação, é possível desenvolver o PDI dos seus talentos e um plano de sucessão para sua empresa, de acordo com o planejamento estratégico da organização.

Como falado anteriormente, a Matriz 9 Box é uma ferramenta bastante de fácil utilização. Confira um passo a passo simples para montar a matriz de desempenho dos funcionários:

1 – Faça uma lista de funcionários

Primeiramente, liste todos os funcionários que serão avaliados, mantendo em mente o intuito de verificar o potencial futuro de cada um.

2 – Avalie os colaboradores

Confira a produtividade apresentada e o potencial de cada funcionário. Encaixe os dados dentro da matriz. Automaticamente, ele será incluído em uma das 9 caixas. Aqui, é muito importante que o perfil de cada colaborador esteja alinhado de acordo com a legenda abaixo:

  • A1: alto potencial e baixo desempenho (profissional enigma);
  • A2: alto potencial e desempenho esperado (forte desempenho);
  • A3: alto potencial e desempenho acima do esperado (alto potencial);
  • M1: potencial mediano e baixo desempenho (questionável);
  • M2: potencial e desempenho em nível mediano (mantenedor);
  • M3: potencial mediano e desempenho acima do esperado (forte desempenho);
  • B1: potencial baixo e desempenho abaixo do esperado (insuficiente);
  • B2: baixo potencial, mas atinge o desempenho esperado (eficaz);
  • B3: baixo potencial e desempenho acima do esperado (comprometido).

3 – Analise os relatórios

Em suma, após a obtenção do resultado de cada profissional, você vai ter um relatório que mostra o cenário geral da organização. Esse quadro vai ajudar na tomada de decisões e implantação de estratégias.

Talent Grid- Gestao de talentos

4 – Desenvolva estratégias de atuação

Após a análise dos resultados levantados na 9 Box, é necessário que o setor de recursos humanos, em conjunto com a liderança, desenvolva um plano de atuação.

Sendo assim, para cada perfil encontrado, é necessário buscar soluções que alinhem as necessidades da empresa e as expectativas dos colaboradores.

Em geral, profissionais que apresentam desempenho insuficiente, tendem a continuar a apresentar o mesmo desempenho a longo prazo. Nesse caso, vale a pena avaliar junto ao gestor a possibilidade de desligamento.

Já colaboradores com desempenho mediano e potencial mediano, costumam ter perfil mais operacional e são de grande importância para a organização. Nesse caso, investir em treinamentos e acompanhamento mais próximo da liderança é a melhor sugestão.

Por outro lado, planos de sucessão, programas de mentoring e desenvolvimento podem e devem ser implantados considerando os perfis de alta performance, ou até de baixa performance e grande potencial.

A ideia é identificar e investir nos talentos que a empresa já possui, favorecendo a retenção e o desenvolvimento de equipes de alta performance.

Concluindo

A Matriz 9 Box é uma ferramenta bastante eficaz na gestão estratégica de pessoas. Portanto, recomenda-se a sua aplicação como auxiliar do RH, na tomada de decisão assertiva, para a gestão de talentos.

Sua utilização inclusive, é primordial no plano de sucessão da empresa, já que com ela, é possível identificar futuros líderes.

Sendo assim, agora que você já conhece a Matriz 9 box, pode contar com mais essa ferramenta, para ajudar na gestão de pessoas da sua empresa e montar uma equipe imbatível!

Inclusive, que tal conhecer a SER e todas as possibilidades que temos para sua equipe? Com mais de 30 de atuação da gestão estratégica de pessoas, temos uma equipe especializada disponível para tirar todas as suas dúvidas e apoiar o seu RH na transformação digital.

Com nossas soluções é possível automatizar processos do seu RH e otimizar a atuação de seus profissionais responsáveis pela gestão de talentos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite maiores informações.

Aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e LinkedIn, para obter mais informações, que vão te ajudar na administração dos talentos.

E não deixe de assinar nossa newsletter e receber em primeira mão os melhores conteúdos em gestão estratégica de pessoas.

Compartilhar este Artigo

Go to Top