Como escolher um software de avaliação de desempenho

Acompanhe nesse artigo dicas para escolher um software de avaliação de desempenho eficiente para o seu RH.

A avaliação de desempenho é um processo crítico do RH. Sua elaboração e aplicação é primordial para as empresas que tem como foco a gestão estratégica de pessoas. Afinal, é a partir de sua aplicação e mensuração de resultados, que diversos outros processos serão impactados.

Certamente, qualquer empresa pode oferecer um programa de remuneração variável ou um plano de progressão de carreiras para seus colaboradores, sem que estes estejam vinculados a um programa de desenvolvimento de desempenho.

No entanto, será a avaliação de desempenho que tornará estes e outros processos mais transparentes. Já com os colaboradores, a avaliação de desempenho tende a torná-los mais engajados aos processos de trabalho e protagonistas de seu próprio desenvolvimento.

Vantagens

As vantagens da aplicação de uma avaliação dessas são enormes. Elas vão desde o mapeamento de talentos que a empresa que já possui, até o fornecimento de informações para a alta liderança que são primordiais para entender o desempenho do negócio frente ao mercado.

No entanto, algumas empresas desistem de sua aplicação, devida a sua complexidade e a dificuldade de elaborar uma avaliação de desempenho eficiente, além de uma mensuração de dados prática.

Dessa forma, o melhor caminho talentos que a empresa que já possui, até o fornecimento de informações para a alta liderança que são primordiais para entender o desempenho do negócio frente ao mercado.

No entanto, algumas empresas desistem de sua aplicação, devida a sua complexidade e a dificuldade de elaborar uma avaliação de desempenho eficiente, além de uma mensuração de dados prática.

Dessa forma, o melhor caminho para aproveitar todos os benefícios da avaliação de desempenho é através da contratação de um bom software de RH. Sendo assim, nesse artigo queremos te ajudar a entender como escolher um software de avaliação de desempenho que ofereça os melhores benefícios dessa avaliação, de maneira prática e intuitiva para seu RH.

Acompanhe com a gente.

Mas por que minha empresa precisa de software?

Pode parecer uma pergunta bem óbvia, é verdade. Mas não é tão óbvia assim.

Afinal, nada impede que a avaliação de desempenho seja aplicada através de formulários físicos e seus dados sejam analisados também manualmente. Isso, se sua empresa tem um número bem pequenos de funcionários, até pode funcionar. E, ainda assim, não é nem um pouco animador.

A aplicação desse tipo de avaliação de forma manual exige do RH tempo, disponibilidade, atenção e mesmo assim, corre o risco de dar errado.

A contratação de um software de avaliação de desempenho traz diversas vantagens. Começando pela elaboração da avaliação. Geralmente o software já tem algumas avaliações modelo. Isso facilita o trabalho do profissional de RH na escolha de um modelo que faça sentido para a cultura organizacional ou até mesmo na customização de um modelo próprio para a empresa.

Além disso, seu colaborador pode responder online, o que diminui o prazo de coleta de informações. Nesse modelo de avaliação, ele pode responder ali mesmo, em sua estação de trabalho, e em poucos minutos. Inclusive, caso ele queira revisar suas respostas e até mudá-las, o software permite que ele faça isso, sem a necessidade de reimpressão de formulários ou entrega de formulários cheios de rasuras.

Outra vantagem da utilização de um software de avaliação de desempenho é na mensuração de dados. Saem de cena inúmeros formulários de papel e horas de trabalho inserindo dados em planilhas, para análise de resultados.

Os softwares de avaliação de desempenho são capazes de gerar relatórios completos para análise de informações, além de permitir que essas informações sejam armazenadas e consultadas sempre que necessário.

Ou seja, a contratação de um software de avaliação de desempenho, faz toda a diferença na aplicação dessa avaliação e na otimização de processos de RH em gestão de pessoas.

Mas o que faz um software de avaliação de desempenho ser bom?

A primeira característica que um bom software de avaliação precisa é permitir que as aptidões de seus colaboradores sejam medidas. Claro, essa é uma função básica, já que é o objetivo da empresa ao aplicar esse modelo de avaliação.

A questão é que um bom software de avaliação de desempenho precisa fazer isso de forma simples, organizada e automatizada.

Sendo assim, ao escolher um software de avaliação de desempenho para sua empresa, é preciso considerar se sua interface é intuitiva e simples de usar, se as informações coletadas são organizadas de forma eficiente e se ele fornece relatórios de forma automatizada, poupando o tempo de sua equipe de RH.

Além disso, a escolha de um software de RH precisa considerar a redução de custos com o processo. Muitas empresas, no momento de aplicação dessa avalição, precisam recorrer a contratação de consultorias ou mão de obra temporária, dado a complexidade desse processo e o tempo que ele exige do RH.

Sendo assim, uma forma de entender se a implantação de um software de avaliação de desempenho impactará na redução de custos com esses processos é entendendo se sua própria equipe terá tempo de se debruçar sobre atividades estratégicas da área, mesmo durante o processo de aplicação da avaliação. E isso, sem a contratação de consultorias ou mão de obra extra.

E como escolher a melhor ferramenta?

A escolha de um software de avaliação de desempenho exige, primeiramente pesquisa. Existem inúmeras opções no mercado. Encontrar o melhor modelo para sua empresa pode ser bastante simples, basta seguir as nossas dicas!

1– Customização

Pois é, essa é a primeira dica. Afinal, não basta contratar a mesma ferramenta que outra empresa do mesmo ramo de negócios que o seu e esperar que o resultado também seja o mesmo.

Cada empresa possui sua própria identidade, mesmo atuando no mesmo mercado que suas concorrentes.

Sendo assim, a primeira característica que um bom software de avaliação de desempenho precisa é ser customizável. Essa customização respeita o DNA de sua empresa e permite que a ferramenta atenda às necessidades de sua equipe.

Além disso, um mesmo software deve permitir a criação de diferentes avaliações de pequena, média e alta complexidade, considerando diferentes setores e perfis profissionais.

2– Plataforma de teste

A melhor maneira de atestar a funcionalidade de um software de avaliação de desempenho é solicitando uma avaliação. Dessa forma, ao solicitar uma plataforma de teste, verifique todos os módulos que serão necessários à sua equipe.

Aproveite para avaliar o suporte técnico e observe com atenção o modelo de atendimento do fornecedor. As melhores opções são aquelas que oferecem o modelo high touch de atendimento, que garantem a experiência do usuário e o suporte total.

3– Armazenamento em nuvem

Esse é um ponto muito importante na escolha de um bom software de avaliação de desempenho. Afinal, manter um suporte de servidores é caro e não tão seguro.

Dados armazenados em nuvem garantem agilidade de acesso, segurança de dados e tornam o arquivo de dados menos dispendioso financeiramente.

4– Integração de dados e processos

Apesar da expectativa em relação ao software ser facilitar a aplicação e mensuração de dados da avaliação de desempenho, um ponto importante a ser considerado, é se a solução escolhida permite integração com outros sistemas e implantação de outros processos.

Afinal, a avaliação de desempenho está vinculada a outros processos em gestão de pessoas como PDI, plano de sucessão, programas de treinamento e desenvolvimento. Sendo assim, uma ferramenta que englobe outros processos, permite uma automatização maior do RH e consequentemente otimização do trabalho desse setor.

5– Oferta de feedback contínuo

A avaliação de desempenho sozinha, não pode ser eficiente. Envolver a equipe em seus resultados, criar autorresponsabilidade e engajamento só é possível através do feedback. Portanto, ao escolher um software de avaliação de desempenho, prefira aqueles que oferecem essa funcionalidade.

Essa é uma solução que faz grande diferença tanto para a equipe, quanto para a liderança. Já que muitas vezes, a avaliação não é capaz de mensurar o que é subjetivo e individual do colaborador. O feedback permite que ele entenda onde estão seus gaps e como pode se desenvolver.

Certamente, a tecnologia precisa proporcionar agilidade, eficiência e facilidade para a gestão de pessoas, sem, no entanto, desconsiderar a humanização do setor e a necessidade do colaborador de entender seu próprio caminho de desenvolvimento.

Conheça a SER HCM

Em suma, já deu para entender que a escolha assertiva do software de avaliação de desempenho é primordial para a eficiência desse processo né? E nessa escolha, é sempre bom contar com quem é especialista no assunto.

A SER é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco na gestão estratégica de pessoas, com mais de 25 anos de experiência. Assim sendo, de toda essa experiência e do levantamento de necessidades do mercado, surgiu a SER HCM, uma ferramenta completa que oferece suporte tecnológico para o setor de recursos humanos de sua empresa.

Além de automatizar os processos desse setor, a SER HCM ainda oferece arquivamento de dados em nuvem e garante o atendimento personalizado e customizado à sua cultura organizacional.

Quer conhecer melhor essa ferramenta e entender como ela pode revolucionar a gestão de pessoas da sua empresa? Entre em contato com a gente! Nossa equipe de consultores está pronta para te ajudar a entender os benefícios da tecnologia para o seu RH.

E se você gostou desse artigo e quer conhecer mais sobre a gestão estratégica de pessoas, não perca a oportunidade de assinar nossa Newsletter. Toda semana tem conteúdo novo, diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top